É, alguns comerciais podem ter esse efeito na sua cabeça. Não dessa forma esdrúxula, e sim de forma subliminar, explorando sua memória nos momentos da compra.
Que alguns exemplos?
OLHA:
IPANEMA ANATÔMICAS: Todo mundo deve ter visto essa propaganda; é uma ideia bem interessante fazer uma propaganda dizendo que só a Ipanema tem anatômicas. Ao fazer esse comercial a Ipanema sabia que a ideia das anatômicas iria ser copiada; mas fazendo uma propaganda assim, toda vez que falarem em anatômicas, as pessoas vão se lembrar de Ipanema
McDonalds (Jogo de Cores): Você já teve fome só de olhar o símbolo da McDonalds? É POR CAUSA DAS CORES. Cientistas da Bielo-Rússia (ou será Paquistão?) comprovaram que as cores podem refletir em sensações (através de Sinestesia*). As cores Vermelho e Amarelo remetem a FOME. Ou seja, McDonalds também é ciência.

BENEGRIP: "È Gripe? BENEGRIP". Isso tá na cabeça de quase todo brasileiro... num precisa nem comentar, né?

COCA COLA: Olhe a imagem abaixo

E ae? Que sede, não?
Essa é outra forma de apelo sensorial; usando a imagemda coca geladinha nesse calor da Vaquejada que está fazendo em todo o Brasil, a sede é inevitável.
Essas imagens estão nos freezers da Coca e em propagandas na praia e em pontos calorentos.
A Coca lançou uma propaganda que era só uma pessoa jogando gelo e jogando coca zero. Pow, aquilo acaba com o cara.
AGORA A ESTRATÉGIA MAIS MASSA FOI A DA COCA PARA A COPA DO MUNDO
Eles fizeram uma música para a Copa; essa música toca em todo o tipo de propaganda; ela ta muito divulgada, você já deve ter ouvido-a. Daí... essa música vai tocar na TV antes dos jogos... e adivinha o que você vai lembrar? DE TOMAR A SUA COCA.
É isso aee, as estratégias vão além de visual e efeitos...